Avançar para o conteúdo principal

POR QUE A LEI DE LIBERDADE ECONÔMICA É TÃO IMPORTANTE PARA BOMBINHAS?


Em abril deste ano, o município de Bombinhas aderiu à Lei de Liberdade Econômica com objetivo de simplificar os processos de abertura, fechamento e licenciamento de atividades econômicas no município. Mas para quem já tem uma empresa ou deseja se formalizar, o que isso significa?

Significa que todas as atividades consideradas de baixo risco não precisam mais de licença, autorização, concessão, permissão, alvará e demais atos exigidos pela administração pública, para o exercício de atividade econômica.

O grau de risco da atividade é o nível de perigo potencial de ocorrência de danos à integridade física e à saúde humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio em decorrência de exercício de atividade econômica. Isso quer dizer que agora é possível abrir empresas de qualquer maneira? Não é bem assim.

Embora as empresas consideradas de baixo risco não precisem de autorização previa para funcionar, ainda assim elas precisam estar em dia com todas as suas obrigações legais e estão sujeitas a serem fiscalizadas, podendo sofrer todas as penalidades previstas para o descumprimento da legislação.

Outra obrigação que continua valendo para todas as empresas é o cadastramento tributário da empresa no município. A Lei de Liberdade Econômica estabelece que, nas atividades que o Município enquadrar como de baixo risco, estão dispensados os atos públicos de liberação como inscrição e cadastro. Entretanto, esse efeito não se aplica às obrigações tributárias. Lembramos que a falta da inscrição tributária no município pode levar ao desenquadramento da empresa do Simples Nacional.

Se você abriu sua empresa por meio da internet, procure a Sala do Empreendedor para realizar o cadastro tributário e ficar em dia com as obrigações municipais. A Lei de Liberdade Econômica também não trata de dispensa de taxas. Segundo a legislação, a taxa não é uma cobrança pela licença, antes, ela existe para custear o exercício de fiscalização que deve ser mantido à disposição.

Sobre a Lei

A Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019 – conhecida como Lei da Liberdade Econômica, dispõe sobre a desburocratização do processo de abertura e fechamento de empresas ao estabelecer o fim de autorização prévia para atividades econômicas de baixo risco sem a necessidade de quaisquer atos públicos de liberação da atividade econômica.

Em caso de dúvidas, consulte a Sala do Empreendedor pelo telefone/WhatsApp (47) 3369-1785 ou a Secretaria de Finanças no telefone/WhatsApp (47) 3393-9500.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA ‘MEI NA PRÁTICA’ PARA ARTESÃOS

Capacitação é oferecida pela Sala do Empreendedor em parceria com a FMC o Sebrae A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, através da Sala do Empreendedor de Bombinhas, em parceria com o Sebrae/SC e Fundação Municipal da Cultura – FMC, oferece a ‘Oficina MEI na Prática’ para artesãos locais. A capacitação é gratuita e acontece no dia 20 de junho (quinta-feira), das 13h30h às 17h30, no auditório da Setur, em Bombas, com vagas limitadas. A oficina será ministrada pela consultora do Sebrae Kimberlyn Bernal e é destinada para quem deseja ser ou já é Microempreendedor Individual. A capacitação vai abordar os principais conceitos, responsabilidades, direitos, deveres e vantagens relacionados ao dia a dia do MEI e como o Sebrae pode auxiliar nesse processo. Os interessados podem se inscrever pelo link https://bit.ly/meinapraticaartesao . Mais informações com a Sala do Empreendedor pelo telefone/WhatsApp (47) 3369-1785 ou e-mail desenvolvimento.bombinhas@gmail.com . Conteúdo: ● I...

SEMANA DO MEI REÚNE MAIS DE 200 PESSOAS EM EVENTOS PARA O MICROEMPREENDEDOR

Evento contou com consultorias individuais, sala itinerante e roda de conversa com empresários Entre os dias 20 e 24 de maio, a Prefeitura de Bombinhas, através da Sala do Empreendedor e em parceria com o Sebrae/SC, realizou a Semana do MEI. O evento teve como foco nos empreendedores locais, MEIs ou quem pretende abrir um micro ou pequeno negócio. A programação contou com atendimento diferenciado com a Sala Itinerante e consultorias individuais com consultor do Sebrae Tony de Carlo Vieira. Ao todo foram realizados 115 atendimentos, com foco na declaração anual do MEI, regularização de pendências fiscais, esclarecimento de dúvidas sobre emissão de notas fiscais, orientações sobre obrigações legais, além de informações sobre benefícios e direitos do MEI. A Semana do MEI também contou com o evento “Bombinhas Cresce, Você Cresce”, uma roda de conversa com nove empresários convidados que compartilharam suas experiências empreendendo na cidade. O evento reuniu 92 participantes no CEIT Leonel...

SEMANA DO ACELERA MEI: SALA DO EMPREENDEDOR OFERECE CONSULTORIAS INDIVIDUAIS

Consultorias gratuitas para impulsionar negócios locais acontecem de 18 a 22 de novembro A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas, através da Sala do Empreendedor e em parceria com o Sebrae/SC, promove a Semana do Acelera MEI, que ocorre de 18 a 22 de novembro. Durante a semana, empreendedores da cidade terão acesso a consultorias individuais gratuitas. As consultorias, com vagas limitadas a cinco atendimentos por dia, abordam os temas de marketing digital, precificação e gestão financeira. Os atendimentos serão realizados no auditório da Setur, em Bombas, entre 13h e 18h. No tema de marketing digital , o objetivo é incentivar o empreendedor na criação de estratégias online, ajudando-o a atrair clientes, aumentar as vendas e fortalecer a marca. A consultoria de gestão financeira orienta o empreendedor na implementação ou aprimoramento do controle financeiro do negócio. Já a consultoria de precificação vai auxiliar no entendimento do cálculo de custos e form...